sexta-feira, 24 de julho de 2009

A valorização da profissão pelo governo atual

Observamos que durante a gestão governamental do atual presidente Luiz Inácio tem ocorrido uma grande valorização da profissão odontológica.
Creio que nunca se viu tamanha divulgação e investimento no setor como o que se percebe nos últimos anos.
A odontologia que era entendida pelos governantes como uma necessidade apenas nas urgências e aqui vale dizer a visão leiga de apenas dor de dentes passou a ser vislumbrada também com outros focos como as especialidades. Embora alguns gestores ainda entendam como antes.
Seguindo a meta do presidente anterior, FHC, que deixou o legado dos Programas de Saúde da Família, porém sem inserção das equipes odontológicas, o atual gestor maior do país consagrou a classe das urgências a tomar posse no contexto da saúde do indivíduo.
Alicerçado pelos estudiosos políticos aliados percebeu que são milhares os Cirurgiões-dentistas interessados no programa seja por qual forem os motivos. Avaliou também que a população em sua grande maioria não tem acesso à verdadeira odontologia e anseia em ter. Desta forma, viu que democratizar a odontologia aos brasileiros traria bons frutos políticos e sociais.
Conseguiu e esta conseguindo inserção de muitos profissionais da equipe como auxiliares e Cirurgiões-dentistas não esquecendo também de especialistas via Centro de Especialidades Odontológicas – CEO´s.
Melhora a cada dia o acesso populacional a esta bonita odontologia e, creio, continuará.
Tem disponibilizado cursos de aperfeiçoamento às equipes dos PSF´s e também das Unidades Básicas de Saúde e só não participam os municípios que não querem enviar profissionais.
Tem alocado recursos financeiros para aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.
Tem, assim, valorizado a profissão via divulgação dos seus avanços e quem mais ganhou com isto é o brasileiro.
Creio que de agora em diante a conquista social alcançada pelo povo não mais será perdida como todas as demais não o são e que a partir desta gestão qualquer governante que não seguir o mesmo raciocínio será como um gestor que não propor e executar melhorias no meio-ambiente: Um desatualizado e por que não dizer não servir para o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário