sexta-feira, 24 de julho de 2009

Um novo idoso


Estamos na era dos idosos. A cada mês o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo aumenta em torno de 1 milhão de pessoas. Há dois mil anos atrás a expectativa média de vida era de 20-30 anos e, hoje em dia, varia entre 64-70 anos para os homens e 70-78 anos para as mulheres.
Estima-se que após o ano 2010 o número de idosos no mundo aumente tão rapidamente que em 2035 uma em cada quatro pessoas no mundo tenha mais de 60 anos.
Com o aumento da população idosa encontraremos um "novo idoso" com suas condições físicas, sociais e psíquicas bastante particulares que demandará por uma maior e mais diversificada atenção por parte dos dentistas e de outros profissionais da saúde. A profissão odontológica – incluindo associações de classe, o meio universitário e os diversos prestadores de serviço - deve estar ciente e alerta para esta questão de forma a ampliar o estudo e a pesquisa nessa área contribuindo para resolver todos os problemas relacionados com a saúde bucal dos pacientes da terceira idade.
A medicina e a odontologia têm sido distintamente separadas como práticas por mais de um século. A recente mudança que se observa no perfil demográfico da população, sem dúvida, promoverá mudanças no perfil dessas profissões que deverão desenvolver mais as atividades de colaboração interprofissionais e de educação mútua. Essa nova escola médica e odontológica, baseada em programas geriátricos para médicos e dentistas, será apenas um primeiro passo da longa estrada do conhecimento dos cuidados de saúde para os idosos que crescerá juntamente com o esperado aumento da população da terceira idade.
Publicado na Internet em www.odontologia.com.br/artigos/geriatria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário