sexta-feira, 24 de julho de 2009

Saúde Bucal e Professores:




A parceria que deu certo

A parceria escola e saúde bucal é uma soma fundamental ao sucesso de qualquer programa público em odontologia por oportunizar aos escolares o contato diário com a prevenção realizada pelos professores a garantir, no mínimo, uma escovação cotidianamente. Embora não o ideal, mas menos ruim. Pior seria a certeza de não ocorrência de nenhuma higiene bucal no dia.

A rede pública de ensino é, já em grande parte dos municípios, uma grande responsável pela diminuição dos índices de cárie e doença periodontal em crianças em idade escolar.

Corretamente capacitados pela equipe odontológica a promoverem saúde bucal, o corpo docente torna-se um importante instrumento a contribuir por um Brasil melhor e mais humano.

Diria humano por eles, professores, desenvolverem uma atividade para a qual não são remunerados nem tampouco, creio, contratados ou nomeados pela rede de ensino ao cumprimento de tal objetivo. Neste sentido multiplicam em muitas vezes o alcance da equipe de saúde bucal pelo empenho, carinho e atenção pura e simplesmente.

A escola que até algum tempo atrás objetivava ao ensinamento das ciências, sucumbiu à saúde bucal e muitos outros temas, inclusive a educação cidadã que muitas vezes não é compreendida pelos pais.
Nesta falta de entendimento do que é função escolar muitos pais – por necessidade ou não – entregam os filhos aos cuidados da escola quase que na integralidade delegando funções paternas ao professor, diminuindo o tempo de convivência e não reforçando a base da sociedade, a família.

Na dinâmica diária esquecem os pais que os professores têm também limitações advindas da própria vida com seus anseios, preocupações, lamentações, frustrações, alegrias e esperanças. E que este mesmo professor tem problemas como todos nós. Há de sobrar ainda alegria a contaminar seus alunos. Há de ter-se tempo para o perfeito preparo das aulas. O professor ainda terá que garantir a formação cidadã da classe.

Diante de todo este panorama onde a família não pode estar junto do filho a equipe odontológica deve ser criativa a oportunizar momentos de alegria e descontração aquelas crianças que já tem distantes seus progenitores. Claro que para isto é fundamental o envolvimento de toda a equipe odontológica disponível para a saúde bucal e disponibilidade de recursos. Não grandes aportes financeiros, pois em sendo criativas as propostas, podem-se conseguir grandes resultados com poucos investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário