sexta-feira, 24 de julho de 2009

Procura pela estética bucal esconde riscos

A busca pela perfeição corporal muitas vezes implica em excessos cometidos tanto por quem almeja a beleza-padrão como pelos profissionais responsáveis por tornar a uniformização estética uma realidade. E já que o sorriso é o cartão de visita, não é à toa que uma das primeiras missões propagadas naqueles programas de transformação de beleza é impostar dentes impecáveis ao rosto mesmo que isso implique, por exemplo, na retirada desnecessária de dentes para colocar implantes socialmente mais belos e até mesmo mascarar imperfeições dentais sem que para isso a saúde bucal seja relativizada.


Dentes brancos, proporcionais uns aos outros e impecavelmente alinhados. Estabelecido o padrão estético bucal, iniciam-se as intervenções para alcançá-lo e preferencialmente o mais rápido possível.



Segundo o dentista José Luiz Lage-Marques, um dos grandes focos da odontologia hoje é "tapar o buraco" da necessidade social de ter dentes bonitos, e não mais simplesmente proporcionar funcionalidade e saúde a eles. E tecnologia disponível para isso não falta. "Mas há quem extrapole a realidade", diz Lage-Marques, que é membro da diretoria da International Association for Dental Research (Associação Internacional de Pesquisas Odontológicas).


É incorreto dizer que quanto mais brancos, mais saudáveis serão os dentes. Dente não tem cor. Quem confere a tonalidade a ele é a dentina, segundo definição, o marfim dos dentes, que circunda a polpa dentária e está recoberto por esmalte, uma espécie de cristal transparente.

Porém, são poucos os que têm consciência disso, afinal, as mais belas celebridades hoje possuem uma dentição digna de ter sido conseguida não com pastas de dente, mas com sabão em pó, de tão branca. Pensando assim, clareá-los é tentador, mas pode ser uma tarefa desastrosa que deve ser feita no consultório e não com técnicas caseiras.


"Dente de estrela é tão branco que chega a ser opaco, não tem brilho. O normal é ser translúcido", afirma Cury, dizendo que as conseqüências do clareamento repetidas vezes ainda estão sendo estudadas. "O que se sabe cientificamente é que, a curto prazo, pode amolecer o dente." O clareamento somente embranquece os dentes e não a restauração que devem ser trocadas.

Mas, assim como ocorre nas cirurgias plásticas, o fim - o padrão estético pasteurizado - justifica os meios. Pelo menos a quem o procura. "Quando vêem o "antes" e "depois" de revistas de famosos as pessoas não pensam no processo como um todo. Muito menos se dão conta que a manutenção desses procedimentos deve ser para toda a vida", argumenta Lemos.
Fonte: www.odontologia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário