sexta-feira, 24 de julho de 2009

Presidente Lula entrega prêmio à Caratinga



Criado pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO – com a primeira edição em 2006, o prêmio Brasil Sorridente é um estímulo aos municípios brasileiros para a implantação de políticas públicas de saúde bucal valorizando desde o acesso da população à saúde bucal como também implantação de PSF´s com a Odontologia, a construção dos Centros de Especialidades Odontológicas – CEO´s, a relação de profissionais/população e até as condições salariais das equipes de Saúde Bucal dentre outros.
Ocorrem duas premiações considerando municípios de até 300 mil habitantes e acima. Para concorrerem os municípios inscrevem-se junto aos Conselhos Regionais de Odontologia – CRO - de cada estado da federação. Os CRO´s após criteriosa avaliação através de pontuação encaminham ao CFO o melhor do estado. Com os melhores municípios de cada estado o Conselho Federal elege o melhor do país na implantação de políticas de saúde bucal. Nesse contexto os CRO´s e o CFO consideram para avaliação de entrega da premiação: 1 - Número de habitantes x número de cirurgiões-dentistas da rede pública;2 - Relação entre equipes de Saúde Bucal e equipes do Programa de Saúde da Família e a cobertura populacional alcançada pelas mesmas no município;3 - Maior número de policlínicas e de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em funcionamento no município, de acordo, com o PDR (Plano de Desenvolvimento Regional) do Estado; 4 - Menor índice epidemiológico de cárie dentária em escolares de 6 a 12 anos obtido de acordo com as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde);5 - Realização de exames epidemiológicos de cárie dentária e doenças bucais na população acima de 12 anos;6 - O que apresentar melhor desempenho na promoção a saúde bucal do escolar, dos pacientes com necessidades especiais, do idoso, da gestante, do bebê, prevenção, diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento do câncer bucal;7 - O que apresentar programas de capacitação e/ou educação continuada aos profissionais de Odontologia da rede pública;8 - O que promover concurso público para a contratação de profissionais de saúde bucal no PSF e CEO;8 - O que apresentar melhores condições salariais dos profissionais de saúde bucal, especialmente os cirurgiões-dentistas, em relação aos demais profissionais de saúde; e,9 - O que apresentar população com acesso ao sistema público de abastecimento de água fluoretada com acompanhamento do teor de flúor.

O Brasil Sorridente 2008 premiou a cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, como município com mais de 300 mil habitantes. Caratinga foi a vencedora dentre as cidades brasileiras com até 300 mil.
O município vizinho a Manhuaçu recebeu a homenagem e reconhecimento nacional no dia 8 de outubro numa cerimônia em Brasília com as presenças do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Saúde, José Temporão, do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, e, claro, do Prefeito de Caratinga, Ernani Campos além de outros integrantes da equipe de saúde bucal daquele município como cirurgiões-dentistas – CD´s, auxiliares de consultório - ACD´s – e técnicos em Higiene Dental – THD´s.
Além de Caratinga outros receberam menção honrosa devido aos resultados considerados na premiação como Anápolis(GO), Aracaju(SE), Boa Vista(RR), Bonito(MS), Cambe(PR), Canguaretama(RN), Chapecó(SC), Jaboatão dos Guararapes(PE), Madre de Deus(BA), Manaus(AM), Maringá(PR), Pedras de Fogo(PB), Piripiri(PI), São Gonçalo do Amarante(CE) e Ribamar(MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário