sexta-feira, 24 de julho de 2009

Paciente geriátrico


A Odontogeriatria atual passa por certos desafios. Um problema antigo na Odontologia se refere à visão da cavidade oral como que isolada do restante do corpo, o que leva ao não reconhecimento da saúde oral como componente importante da saúde geral do indivíduo. Tal visão precisa ser renovada e entendida pelos pacientes.
Alguns mitos referentes à saúde bucal e o envelhecimento:

· O envelhecimento em si não traz doenças. Muitas pessoas envelhecem sem doenças. A doença pode ocorrer ou não durante o envelhecimento; quando ela ocorre, o processo de envelhecimento é afetado consideravelmente e o paciente pode ter muitas de suas funções deterioradas rapidamente, especialmente se não se submeter a tratamento médico. De qualquer forma, com ou sem doenças, as limitações que ocorrem durante o envelhecimento devem ser aceitas e superadas com os tratamentos e aparelhos médicos disponíveis (óculos, aparelhos para surdez, bengalas, andadores, cadeira de rodas, etc.) ou próteses odontológicas (“dentaduras”ou “Roachs”). Este é um dos segredos de se envelhecer bem e ter uma terceira idade feliz.

· O edentulismo não é uma consequência natural do envelhecimento. Sabe-se hoje que, quando bem tratados, os dentes naturais podem permanecer em funcionamento por toda a vida. A perda do elemento dental não é mais considerada um evento natural, mas sim o resultado de doenças, traumas, e composição genética. Causas comuns da perda dental, como a cárie dental e a doença periodontal, são processos comumente preveníveis.

· O uso de próteses totais não libera o paciente de visitar freqüentemente o dentista. Muitos problemas orais decorrem do uso de próteses como certas lesões mucosas. Além disso, o câncer oral assintomático inicialmente pode ocorrer igualmente em idosos dentados e desdentados. Os usos destas próteses causam, com o passar dos anos, desgastes nas mesmas e no tecido que as sustenta.

· A xerostomia (decréscimo ou cessação da salivação) não é uma conseqüência natural do envelhecimento. Embora a composição da saliva possa ser levemente alterada com a idade, a xerostomia é geralmente decorrente do uso de medicamentos e de outras doenças sistêmicas.

· Prevenção bucal também se aplica ao paciente da terceira idade. Embora o paciente idoso tenha muitas necessidades orais, ele visita o dentista menos freqüentemente. A visita ao dentista é realizada quando da presença de dor ou desconforto e necessidade de tratamento. Considerando que a população mundial cresce em proporção sempre crescente resulta em aumento do número de dentes naturais. Se somente tratamento estiver a disposição para tal população, tal prática resultará num custo elevado para a população. Sabe-se, através da observação de serviços preventivos pediátricos que prevenção e tratamento andam de mãos dadas em qualquer tipo de atividade odontológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário