sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os medicamentos e a formação dental


O que pode ser ingerido na gravidez para favorecer a formação dos dentes da criança?
Seguramente os compostos polivitamínicos e o flúor (se usado corretamente), além, evidentemente, de uma boa alimentação. A prescrição desses medicamentos deve ser realizada pelo médico ou pelo dentista.

Quais os medicamentos que ingeridos pela mãe após o parto podem "passar" para o recém-nascido via amamentação e alterar de alguma maneira a formação dental?
Praticamente todos os medicamentos ingeridos pela mãe no período pós-parto podem passar para o recém-nascido. Durante a amamentação a ingestão de medicamentos deve ser acompanhada pelo médico responsável para que não ocorram manifestações tóxicas que comprometam o desenvolvimento intelectual, social ou funcional da criança. No aspecto funcional incluímos o órgão dental, que pode apresentar alterações morfológicas e estéticas devido ao uso de alguns medicamentos.

Na primeira infância (de 0 a 5 anos) quais as precauções que devem ser tomadas antes da ingestão de remédios?
Nessa faixa etária as crianças não podem ser consideradas um adulto em miniatura. 0 funcionamento do organismo das crianças é diferente dos pacientes adultos. Os medicamentos utilizados devem ter preferencialmente poucos efeitos colaterais. Os pais, antes de medicar seus filhos, devem sempre consultar o médico ou o dentista.

Os antibióticos mancham ou enfraquecem os dentes?
Geralmente, não. Somente o grupo químico das tetraciclinas, pois esses medicamentos dificultam a formação do esmalte (porção brilhante e esbranquiçada) e da dentina (porção situada abaixo do esmalte) quando o dente está em formação provocando alterações na estrutura e na cor dos mesmos. As tetraciclinas devem ser evitadas durante a gestação e na infância. Por essa razão, os pais não devem administrar antibióticos aos seus filhos antes de consultar o médico ou o dentista.

Como saber se a alteração dental como manchas, por exemplo, foi causada pelo remédio?
Somente o dentista poderá, eventualmente, identificar o agente responsável pela alteração da cor do dente. Para tanto o profissional realizará um criterioso exame clínico, pesquisará os acontecimentos que antecederam a alteração e que ocorreram durante a formação do dente.
Fonte: REVISTA DA APCD V. 53, Nº 3, MAI./JUN. 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário