sexta-feira, 24 de julho de 2009

Hábitos dos pais


Durante uma visita de uma THD – Técnica em Higiene Dental - a uma escola uma criança chamou a atenção para um assunto familiar com grande reflexo na vida dos filhos.
A entrega das escovas e cremes dentais ocorreu. Ao finalizar a THD informou que os kits deveriam ser levados para casa. Nesse momento uma criança perguntou à profissional o porquê de levar, pois lá onde morava ninguém escovava os dentes e que o pai chegara até a reprimir a atitude realizada na escola por julgar desnecessário. Ignorância.
Lamentavelmente essa atitude pode estar ocorrendo muito nos lares menos informados e longe da informação veiculada pela mídia.
São importantes as propagandas divulgadas nos jornais, revistas e na TV. Esta é um grande meio de comunicação de massa e que ao mostrar uma escova dental ou creme dental ou mesmo um clareador demonstra a necessidade de higiene bucal obviamente e a relação saúde da boca e aspectos sociais, porém em muitos locais, principalmente rurais, esse tipo de aparelho não existe. Daí a necessidade de divulgação via rádio por ser esse o meio de comunicação mais democrático existente.
Mas, mesmo em alguns casos percebe-se que mesmo diante da informação correta alguns preferem agir como aquele pai citado devido à cultura do uso da dentadura ser melhor. Infelizmente.
Atitudes corretas de higiene – valendo dizer que não só a bucal – realizada pelos pais revelam aos filhos a necessidade de agir com os devidos cuidados saudáveis sendo bem mais didático e eficiente do que apenas dizer: -“Filho, vá escovar os dentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário