sexta-feira, 24 de julho de 2009

Expectativas quanto às próteses totais


As próteses totais são aparelhos cujas funções são reconstituir a mastigação, fonética, postura e estética em pacientes totalmente desdentados.
Embora o número de indivíduos totalmente desdentados tenha diminuído nas últimas décadas há ainda uma efetiva demanda por esse tipo de tratamento. Existe uma grande necessidade de programas educativos no Brasil de atenção odontológica para a Terceira Idade. Programas preventivo-educativos em pacientes jovens diminuíram as necessidades de próteses totais em pacientes idosos.
O Sexo, a raça, a cor, o formato do rosto, o relacionamento maxilo-mandibular e outros apresentados por cada paciente são fatores analisados pelo Cirurgião Dentista quando da sua confecção.
Recomenda-se ao paciente portador de prótese total procurar o Cirurgião Dentista a cada cinco anos para uma análise criteriosa da necessidade de ajustes ou não ou de trocar as em uso por novas. A estética, harmonia facial, desgaste dos dentes, envelhecimento precoce, falta de retenção, reabsorção óssea e dores em algumas áreas são alguns itens importantes para indicação ou não de uma nova dentadura.
Muitos pacientes desdentados totais portadores de próteses totais duplas queixam-se da instabilidade da prótese - principalmente a inferior, dificuldades na mastigação e fala sendo que a avaliação fonoaudiológica menciona alteração na deglutição, mastigação e fala.
Após instalação da prótese pode ocorrer que as pessoas se preocupem com o ruído que possam fazer com os dentes ao se tocarem; ou com um pequeno embaraço na conversação; outras reclamam a quantidade anormal de saliva na boca, certo número de pessoas preocupa-se com possíveis mudanças em sua expressão facial normal; ainda outras com a dentadura inferior deslocando-se continuamente. Quase todas as pessoas se queixam que ficam com a "boca cheia" ao colocarem dentaduras. Na maioria das vezes estes "problemas", quando presentes, desaparecem em curto espaço de tempo.
Muitos pacientes não ficam satisfeitos com a nova dentadura ao ser instalada. Existe um período de adaptação. Esse é para a prótese total inferior quatro vezes mais demorada que a superior. È bastante fácil o entendimento de o porquê dessa diferença: Quando se abre e fecha a boca o que é movimentado é a mandíbula - parte inferior da boca – que sofre grande influência dos músculos ao redor e de dentro da boca. Já a maxila permanece estática durante o referido movimento. Alie-se ao fato de que o rebordo alveolar – “osso que serve de suporte à dentadura” - inferior quase sempre é bem menos volumoso que o superior.
Em contrapartida existem pessoas que estão mais felizes e saudáveis com a prótese total do que seus próprios dentes. Algumas inclusive acham que sua aparência tenha melhorado e, muitos outros, comentam que podem comer melhor e mais confortavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário