sexta-feira, 24 de julho de 2009

É necessário informar o conhecimento que se tem




Um dia desses recebi um e-mail de um leitor relatando que desconhecia ser o Cirurgião-dentista conhecedor de tantas informações que não só dentes e gengivas.
Outro parou-me na rua e disse não saber que Cirurgião-dentista conhecia sobre tumores e continuou o diálogo sobre esse tema.
Outro que acreditava que ATM parecia ser da área médica ortopédica e somente dela.
Claro que fiz as defesas necessárias naquele momento.
Interessante são essas intervenções e, creio necessárias de serem divulgadas, altamente construtivas por demonstrarem a todos enraizados nesta grande ciência que é necessário demonstrarmos conhecimento da ampla odontologia. É importante a divulgação do conhecimento dental e periodontal aos nossos pacientes, mas também importantes são os demais conhecimentos adquiridos na vida acadêmica.
Num mundo cada vez mais informado devido às facilidades de acesso aos diversos temas cabe modificarmos as mentalidades arcaicas que crêem ser a odontologia apenas guiada à dentes e gengivas com disse o leitor. Críticas construtivas devem ser aceitas e a carapuça devidamente encaixada. Infelizmente muitos ainda demonstram conhecimento técnico restrito. É só observarmos que grande parte ainda mostra um dentinho branco e, talvez, uma escova como identificação de que ali existe um dentista. Não que seja contra a correta higiene, muito pelo contrário, mas sabemos mais do que isto. Observar e criticar o nosso cotidiano faz parte de melhorias nas vidas de todos devido à informação. Conhecer o profissional e nele confiar faz parte do processo de tratamento das doenças, pois não é possível cuidar do enfermo se este não confia naquele que dele trata.
Numa aula da graduação uma doutora professora da Faculdade de Odontologia da UFJF renomada nacional e internacionalmente na odontopediatria disse a nós alunos que é necessário que os colegas comecem a ler outros temas que não somente livros odontológicos. Talvez, entre outros anseios do discurso, quisesse também demonstrar a nós, alunos, que o mundo exige mais do que tão vasto e importante conhecimento técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário