sexta-feira, 24 de julho de 2009

Curso de atendimento a pacientes com necessidades especiais



Foi realizado no período de 05 a 09 de dezembro de 2008 pela Gerência Regional de Saúde de Manhumirim – GRS – um curso abordando o tema tratamento odontológico a pacientes com necessidades especiais (PNE) com o Prof. Geraldo Leal, especialista sobre o tema pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, e coordenador do Departamento de Odontologia de Ponte Nova (MG).
O objetivo da capacitação foi o de capacitar Cirurgiões-Dentistas a prestarem atendimento a nível ambulatorial como os consultórios já existentes na rede pública de saúde bucal de todos os municípios a esse grupo de pacientes ou, na impossibilidade de fazê-lo, encaminhar adequadamente os mesmos a centros de tratamento já existentes após o devido exame para se verificar a real necessidade de intervenções a nível hospitalar. Para tal intento o hospital deve ser dotado em sua área cirúrgica de equipamentos odontológicos comuns aos ambulatórios propiciando, assim, atendimento sob anestesia geral realizada por médico anestesiologista de forma a possibilitar não somente cirurgias para extrações dentais, mas também restaurações, tratamentos periodontais e endodônticos – canais – pela equipe odontológica constituída por 02 (dois) Cirurgiões-Dentistas, uma Auxiliar (ACD) e, se possível, uma Técnica em Higiene Dental (THD).

Para fins de assistência odontológica é considerado paciente com necessidades especiais todo aquele que impossibilite ou que demande uma abordagem diferenciada para se beneficiar da assistência odontológica convencional a nível ambulatorial.

Abordou-se temas relacionados à paralisia cerebral, deficiência mental, síndrome de Down, autistas, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, hipertensos, diabéticos, gestantes, tuberculosos, hansenianos, idosos e outros desde a abordagem, condicionamento, contenção e farmacologia para atendimento aos pacientes narrados além de orientações, quando necessárias, aos cuidadores respectivos.
Os municípios de Manhuaçu, Luisburgo, Manhumirim, Caputira, Fervedouro, Mutum, Divino, Lajinha, Carangola, Matipó, Taparuba, Simonésia, Ipanema, Espera Feliz, Pedra Dourada, Chalé, Alto Jequitibá, Alto Caparaó, Conceição de Ipanema, Reduto, Martins Soares, Tombos, Santana, São Francisco do Glória, São José do Mantimento e Durandé participaram da capacitação por intermédio das Secretarias Municipais de Saúde que enviaram os profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário